A agenda integrada, batizada com o sugestivo nome “Resolva” é resultado dos esforços dos laboratórios de inovação desses três tribunais, que uniram forças para desenvolver soluções práticas e eficazes para as demandas da sociedade paraense, além de resolver questões emergentes na comunidade.
Emissão gratuita de carteira de identidade e carteira de trabalho digital, solicitação de 2° via de certidão de nascimento/casamento e óbito, cadastro na tarifa social da equatorial, renegociação da conta de luz, informações sobre FGTS, INSS e seguro desemprego, doação de sangue, reclamações trabalhistas e fotos 3×4 puderam ser obtidos no sábado, 04/05, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho.
Serviços eleitorais, como emissão do título de eleitor (primeira e segunda via), alteração do local de votação, mudança de domicílio eleitoral, cadastro biométrico e outros do TRE também estavam disponíveis de forma gratuita.
A ação foi pensada para reduzir o gasto com transporte, a perda de tempo e do dia de trabalho da população, agregando serviços em uma grande ação, para atender as pessoas que trabalham ou estudam nos dias úteis.
Dentre as ações realizadas pelo Laboratório de Inovação do TRE-PA, destaca-se o 1º Circuito Inovar, com o propósito de fomentar a cultura de inovação, capacitar, gerar soluções e aproximar os laboratórios do estado do Pará, para o compartilhamento de conhecimento, experiências e resultados.
O evento contou com palestrantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) e Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). Como resultado das oficinas, foram elaboradas diversas propostas de soluções afetas à Justiça Eleitoral paraense
O TRE Acessível surgiu a partir de uma oficina realizada em um espaço colaborativo externo, facilitada pelo Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará - TRE-PA, o Aldeia iLab.
O processo foi guiado pela metodologia de inovação “Design Thinking”, com algumas adaptações e, para auxiliar os(as) participantes da oficina, previamente foi realizada entrevista com o futuro presidente do TRE-PA, o Desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, a fim de obter a “visão do gestor” e, dessa forma, captar as prioridades e os objetivos da gestão 2023-2024. Assim, foi visto que a gestão seria focada no social e na modernização dos serviços prestados e da OFICINA DE DESIGN THINKING prestação jurisdicional, norteada pela tríade acolher, valorizar e modernizar.
Como resultado das soluções propostas, o TRE Acessível foi idealizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Pará. O projeto, então, foi contemplado no Plano de Gestão 2023-2024 do TRE-PA seguindo três objetivos: Valorizar, Acolher e Modernizar, como também os macrodesafios do Conselho Nacional de Justiça, com ações direcionadas para a prestação do serviço com excelência, voltando o olhar da Administração para o social, o relacionamento humano e a modernização dos serviços oferecidos à sociedade.
Para o processo de desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia de inovação “Design Thinking”, com algumas adaptações, que se deu por meio das seguintes etapas: empatia, problema, ideação, prototipação e resultados
Aldeia ILab - Laboratório de Inovação do TRE-PA
Endereço: Edifício Sede I do TRE-PA. Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902.
E-mail: aldeiailab@tre-pa.jus.br
Desenvolvido por Osiel Marlon - SEPLAN/CEPEL/SEGEP